Conheça mais sobre a regra de três da decoração e descubra como aplicá-la

Vivadocol
28 de julho de 2022

Sem sombra de dúvidas, durante a carreira, o profissional de arquitetura recebe, passivamente e ativamente, muitos métodos, parâmetros e referências para construir sua identidade e o seu próprio modelo de trabalho.  

Nesse sentido, uma técnica interessante usada na arquitetura ou design de interiores chamada “Regra de Três” pode ser uma grande aliada na hora de compor ambientes harmônicos.  

Esse sistema simples e eficaz pode ser aplicado em qualquer ambiente, independentemente dos materiais e elementos utilizados. Por isso, vale a pena aprender (ou mesmo relembrar) a técnica para aplicar em seus projetos.  

Por que funciona?  

A proposta da Regra de três é simples: combinar três elementos, sejam eles cores, acabamento, texturas ou iluminação. 

Esse princípio, além de poder ser aplicado em qualquer projeto que precise de equilíbrio visual, não se restringe apenas à arquitetura, mas abrange também fotografia, design gráfico, produção audiovisual entre outras áreas.  

Mas, por que a técnica funciona tão bem? É simples: o número três funciona tão bem nesses casos devido à percepção humana natural de agrupamento, que direciona o nosso olhar e profundidade para esses conjuntos de três, trazendo um conforto visual, sem que a gente perceba.  

Projeto Doceria Gerusa Fran Doces / Studio Guilherme Garcia – Fotografia Fábio Severo

No projeto assinado pelo Estúdio Guilherme Garcia, a Doceria Gerisa Fran Doces, recebeu três toques de rosa para que houvesse harmonia visual através das cores. O projeto traz consigo várias formas geométricas e materiais, mas ainda sim transmite leveza e doçura, mesmo que olhando de alguns ângulos não seja possível enxergar os três pontos de cor juntos no ambiente. 

Além dos móveis 

Imagens do branding para a arquiteta Karen Karina executado pela Designer @karollevy 

Já percebeu como funciona um projeto de branding e design? Em sua grande maioria são trabalhados com a regra de três. Dessa forma facilmente conseguimos extrair essa identidade e lançá-la em outros projetos. Por isso, antes de projetar para qualquer cliente, pesquise sobre a identidade visual.   

Usar a regra de três pode parecer uma necessidade extrema de perfeição, mas é uma regrinha simples de composição que certamente ajudará.  

Seja estudando a composição de cores e seus significados, antagonizando padrões ao invés de combiná-los. Uma coisa é certa: projetamos para pessoas e para uma vida melhor. Por isso, sempre vale a pena utilizar ferramentas que facilitem a execução de um trabalho de qualidade. 

Quer ler mais sobre? Basta continuar navegando no Viva Docol. Conteúdos criados especialmente para arquitetos e designers.