Saiba contratar e reter bons estagiários para o seu escritório de arquitetura

ArquiteturaVivadocol
6 de fevereiro de 2023
Contratar bons estagiários

Você já parou para pensar que o funcionário comprometido que você tanto precisa para compor a sua empresa, pode ser um estagiário?

Ter um longo currículo ou ampla experiência no mercado, nem sempre são sinônimos de garantia de compatibilidade de interesses. Alguém que está em período de formação pode surpreender positivamente nos resultados da empresa e se tornar um exímio colaborador se você souber guiá-lo da forma correta.

Você lembra da fase de sua formação em que você contava os dias para colocar em prática o que estava aprendendo na faculdade? Essa motivação é um potente combustível para o sucesso.

Além da vontade de contribuir com o conhecimento adquirido na sala de aula, um estagiário não possui vícios de outras experiências, o que pode facilitar a adaptação dele às necessidades do seu ambiente. 

Atrativo, não é?

O primeiro passo a ser seguido ao avaliar a ideia de contratar um estagiário para o seu escritório de arquitetura, é analisar a Lei 11.788/2008 que normatiza e também fiscaliza os contratos de estágio. 

Nela, você verá que deve ser respeitada a carga horária máxima de 6 horas por dia e 30 horas semanais e os programas de estágio permitem o período máximo de 2 anos. 

Há também um limite de estagiários para cada empresa: 

– 1 estagiário para empresa com até 5 funcionários,

– 2 estagiários para empresas de até 10 funcionários,

– 5 estagiários para empresas com até 25 funcionários,

– 20% do quadro acima de 25 funcionários.

O estagiário tem direito a férias e você pode conceder benefícios opcionais como auxílio transporte, alimentação e outros. 

Clique aqui para saber mais sobre a Lei do Estágio.

Já tem ciência de como o regulamento funciona?
Ótimo! Agora você precisa saber o que levar em consideração ao escolher um novo profissional para integrar a sua equipe.

Sugerimos que você entre em contato com instituições de ensino de sua confiança. Eles irão apresentar os programas de estágio e poderão até indicar os alunos com boa trajetória acadêmica, intermediando esse contato inicial. 

Feito isso, considere verificar as atividades extracurriculares que o potencial estagiário já desempenhou, pergunte sobre suas habilidades em programas como AutoCAD, SketchUp, Revit ou outros que sejam utilizados na empresa, pretensões de atuação dentro da área e depois analise com calma qual tem o perfil mais próximo ao que você almeja.

Feita a contratação, agora é o momento de aproveitar o potencial criativo do novo profissional, afinal, essa será a primeira oportunidade dele para crescer profissionalmente dentro de sua área e contribuir com inovação.

Existe um leque de opções de atividades consideráveis em um estágio em arquitetura, que vão da criação de cronogramas e plantas arquitetônicas, à funções como acompanhamento de obras, solicitação de orçamentos, cálculos, e muito mais. O importante é garantir que o estagiário tenha suporte para aprender e contribuir de forma ativa. Essa motivação poderá até incentivá-lo a desenvolver paralelamente projetos específicos de melhorias de processos ou outras formas de inovação. É uma ótima forma de trazer novas ideias e mantê-los engajados.

Não esqueça que esse é um processo de ensino e aprendizagem e requer paciência, então antes de disponibilizar a vaga, reflita se para as necessidades atuais do seu escritório essa contratação faz realmente sentido.

Toda essa trajetória é muito importante para o estagiário e também para a sua empresa, pois ela pode  ajudar a desenvolver um grande profissional que contribuirá com excelentes resultados. 

Sendo assim, não deixe de valorizar sempre os trabalhos desempenhados pelo estagiário, invista em cursos de aperfeiçoamento, e por fim, mas não menos importante, preze pela maneira com que ele percebe a empresa, mantendo um bom clima organizacional, integração de equipe e uma colaborativa supervisão.

A parceria tem grandes chances de ser um sucesso! Procure agora uma universidade de arquitetura, design ou engenharia e conte com novos pontos de vista para o seu escritório.