ARCHATHON 2022: Acompanhe os resultados da Região Sul

ArquiteturaDesignInterioresVivadocol
24 de fevereiro de 2023

O Archathon é um evento híbrido, on-line e presencial, que revela talentos e cria conexões entre profissionais da Arquitetura e Design e marcas do setor da construção.

O evento promovido pela renomada Archademy, a maior plataforma de negócios de Arquitetura e Design de Interiores do país é uma experiência ímpar, onde muitas oportunidades são abertas para profissionais que buscam por destaque nacional. 

A Docol valoriza essa iniciativa, por isso é apoiadora do Archathon.

A edição da região Sul teve como briefing o desafio de elaboração de um projeto de apartamento de 184 m² para Jaime Lerner, um dos mais importantes urbanistas do mundo, que nos deixou em maio de 2021.

O projeto vencedor foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Submerso Lab, formado pela arquiteta e urbanista Cristiana Breyer e pela designer gráfica Desiree Bordignon, de Santa Catarina.

“No canto de Jaime a cidade canta” –Submerso Lab

O projeto de Cristiana e Desiree que ganhou o nome “No canto de Jaime a cidade canta” traduz com perfeição a percepção de Jaime Lerner sobre a transição dos espaços. Elas tiveram como objetivo salientar a essência de Jaime sobre sua relação com Curitiba, cidade natal do urbanista.

Entre os pontos em destaque, podemos citar o piso em petit-pavé, áreas com plantas e paredes pintadas com cimento queimado, tons de terracota e verde, iluminação indireta e até uma pichação com a palavra “encontro”!

Cada passo, contém uma bela paisagem emoldurada pela arquitetura.

Confira o projeto aqui

Conheça também os outros projetos finalistas da região Sul:

Bia Crippa Arquitetura e Interiores 

Projeto Bia Crippa Arquitetura e Interiores 

A ideia do projeto elaborado pelas arquitetas Bia Crippa e Júlia Appel foi evidenciar a arte de conviver, trazendo espaços sociais integrados e amplos que são capazes de criar vários cenários.

O projeto propôs um lar atemporal para todas as fases da vida de Jaime, da juventude aos muitos anos, remetendo o seu viver de todos os tempos em um só lugar.

Confira o projeto aqui

HVM

Projeto HVM

O layout criado pela HVM foi pensado para recriar, por meio de painéis e mobiliários, as linhas suaves e arredondadas de Jaime Lerner. 

O projeto trouxe elementos personalizados, ambientes integrados e também peças de arte e design em vários cenários do projeto, sempre por grandes nomes.

Confira o projeto aqui

Rafael Carvalho Arquitetura

Projeto Rafael Carvalho Arquitetura

O projeto traz elementos de memória afetiva da casa de Jaime Lerner e busca integração e boa convivência nos espaços sociais. Ressaltamos também a integração com a natureza na divisão entre o hall e o lavabo, na

varanda e através da representação na cor verde de paredes e mobiliário.

A varanda faz a conexão visual com o Parque Barigui.

Confira o projeto aqui

Duo Arq&Design 

Projeto Duo Arq&Design 

O projeto propôs um layout super integrado que mostrasse bem a personalidade de Jaime, que buscava aproximar trabalho, lazer e moradia em seus projetos.

Como destaque, citamos um espaço de transição que promove integração através de uma iluminação com referência à claraboia e um banco/floreira que unifica cozinha, escritório e quarto criando um belo visual e favorecendo uma das grandes questões do arquiteto: a integração da natureza com a arquitetura.  

Confira o projeto aqui

GPF

Projeto GPF

No projeto dos profissionais Jadiel Jaci Giovanella (arquiteto), Denis Porto (designer de interiores) e Luana Fischer (arquiteta), os ambientes apresentam com bastante harmonia peças do acervo pessoal do arquiteto Jaime Lerner e priorizam a iluminação natural do local.

Escolheram a palavra visão para traduzir a permeabilidade visual explorada em elementos vazados, vidros e mobiliários que permitem a integração do espaço interno com o externo. 

Confira o projeto aqui

Maximalistas

Projeto Maximalistas

O layout e mobiliários escolhidos nesse projeto permitem várias configurações no espaço social, oferecendo ao usuário uma flexibilidade de uso bem característica de Jaime. 

Algumas das peças do mobiliário são de jovens designers e marcas novas,

escolhidas com a intenção de trazer contemporaneidade para projetos mais antigos e pessoais do urbanista.

Confira o projeto aqui

Monica Frias Arquitetura

Projeto Monica Frias Arquitetura

A arquiteta Monica Frias e o técnico em Design de Interiores e Edificações Bruno Mariano criaram um projeto inspirado na tartaruga, que segundo Jaime, era sinônimo de vida, trabalho e movimento. As referências vieram desde o agrupamento dos ambientes em células, remetendo o casco de uma tartaruga, ao desenho do forro suspenso.

A proposta setoriza o apartamento em 2 áreas com um elemento muito elegante de linhas suaves e curvas que dá forma a um espaço de trabalho aconchegante.

Confira o projeto aqui

Paraviva

Projeto Paraviva

Um conjunto de brises pivotantes unem a área social e íntima. As inspirações vindas da casa construída por Jaime aparecem em vários ambientes.

O conceito mistura materiais e referencia a ideia do urbanista, que defende que a mistura torna a cidade mais humana. A dualidade de pisos no projeto remete aos passeios e calçadas da Orla do Guaíba.

Confira o projeto aqui

Caron + Malage

Projeto Caron + Malage

Por fim, mas não menos importante, outro projeto finalista é o criado pela Caron + Malage que evidencia a linguagem inovadora de designers contemporâneos e traz mobiliários como obras de arte na composição do espaço. 

Confira o projeto aqui

O Viva Docol apoia o Archathon e quer qualificar toda a cadeia Decor Brasileira!

Em nossos conteúdos, temos vários materiais que podem somar em sua jornada, como esses aqui:

Gostou? Continue nos acompanhando!