Aquecedor solar a vácuo: Depois de conhecer suas vantagens você vai querer incluí-lo em seu projeto

Vivadocol
17 de fevereiro de 2023
Aquecedor solar a vácuo – shutterstock


Não é de hoje que os aquecedores solares ganharam espaço em projetos brasileiros. É que com os longos períodos de insolação que temos em nosso país, essa termina sendo uma alternativa muito vantajosa. Além do aquecedor solar convencional, temos uma outra alternativa moderna e eficaz: o aquecedor solar a vácuo!

Como explícito no nome, ele também tem como base a energia solar, porém o que o difere do convencional é a ausência de ar entre o coletor solar e o vidro que preserva o sistema, diminuindo as perdas de calor transferidas para a água. Esse mecanismo de tubulação atua com excelência no isolamento térmico, por esse motivo, através dele é possível atingir altas temperaturas.

Para potencializar o aquecimento, a tubulação é pintada em 3 camadas: 

1 – primeiro a tinta antirreflexiva de cor preta;

2 – depois a camada absorvente com base de alumínio;

3 – por fim, uma camada reflexiva para radiação infravermelha de pintura cobre.

Depois de aquecida, a água vai para o boiler, um reservatório térmico que mantém a temperatura mesmo em armazenamento.

Separamos para você as principais vantagens em utilizar essa fonte de energia renovável. Veja:

1. A eficácia no funcionamento do sistema, da tubulação ao boiler. Tudo trabalha para potencializar o aquecimento, sendo superior ao aquecedor solar convencional.

2 – O aquecedor solar a vácuo possui tecnologia mais avançada. Aquecedores convencionais usam isoladores com ar e lã de vidro, menos eficientes. 

3. O aquecimento a vácuo em comparação com sistemas convencionais é bem mais potente. A grande maioria das tubulações e materiais do Brasil operam com um limite de 70º C, sendo assim é comum que a alta temperatura do sistema a vácuo diminua um pouco ao chegar até você. Outro ponto importante é verificar a recomendação de temperatura de seus materiais para não danificá-los. Materiais como o Corian, por exemplo, não são recomendados a altas temperaturas. 

4 – Por causa de sua eficácia energética, o aquecedor solar a vácuo não precisa de grande volume de armazenamento. 

5 – A área coletora também é reduzida nesse sistema. Ideal para projetos que necessitam de otimização de espaço.

6 – A durabilidade é alta! Os tubos são extremamente resistentes e não necessitam de manutenção frequente. Duram anos, acredite!

7 – A manutenção é simples e prática. Se houver algum problema, existe a possibilidade de trocar somente o tubo em questão. Em sistemas convencionais, em alguns casos é preciso trocar boa parte do equipamento. 

8 – Economia garantida! Utilizar um aquecedor solar a vácuo é sinônimo de uma conta de energia mais barata, afinal, o chuveiro elétrico é responsável por grande parte do consumo.

9 – A instalação também é fácil, pois o sistema a vácuo é mais leve e não necessita de grandes estruturas.

Só lembre-se de mais um ponto importante: para que o sistema funcione adequadamente, a instalação deverá ser criteriosa. A atenção maior precisa estar voltada às inclinações mínimas da tubulação que são indicadas pelo fabricante (geralmente são por volta de 25%).

Gostou das vantagens? Ótimo! 

Agora você pode incluir o aquecedor solar a vácuo em seu projeto. Seus clientes vão amar!

Até as próximas dicas, pessoal!